sábado, 17 de março de 2012

Cuidados na Gestação.



      A gestação é um período muito especial na vida de qualquer mulher. É quando ela se sente plena, realizada. Que período da vida poderia ser mais especial que este?

       Mas, na gestação precisamos tomar alguns cuidados especiais com a sua Saúde, Nutrição e cuidados com a Beleza.

       Por fatores hormonais a mulher fica mais sonolenta e dispersa. Por isso, redobre a sua atenção aos detalhes, anote as tarefas para não esquecer de nenhuma, cuidado ao atravessar a rua, ao descer uma escada, tente colocar mais atenção em tudo o que faz.
        Esses mesmos fatores hormonais também aumentam a pigmentação da pele, você pode observar que suas "pintinhas" estão ficando mais escuras, tudo porque há uma hiper pigmentação. E a pele fica muito sensível aos raios solares, mancha com mais facilidade.
       Aplique sempre protetor solar facial com FPS à cima de 30, use boné ou chapeu quando for caminhar ou se expor ao Sol, tendo sempre o cuidado de reaplicar o protetor a cada 2h. Assim conseguiremos evitar ou diminuir os famosos Melasmas (manchas causadas pelo sol). Alguns especialistas afirmam que esses Melasmas da Gestação somem após o parto. Mas, por experiência própria já ví vários casos que não foram assim que ocorreram. Não custa nada se precaver, além de manter a integridade da pele dos danos solares.

        A pele do Corpo também requer seus cuidados, importante sempre se proteger com o filtro solar quando for fazer uma atividade ao ar livre ou se expor ao sol. 
       Além de proteger a sua pele contra os raios solares, outro ponto importante é a sua hidratação.
       Para mantermos a pele bem hidratada o fundamental é "Beber Água"!!
       Sempre que sentimos sede, nós já estamos em processo de desidratação. O ideal seria bebermos água mesmo sem sentir vontade, o consumo é individual  e de acordo com o peso, faixa etária e altura. Mas, sabemos que a Gestante tem uma necessidade maior do consumo de água, precisa ingerir mais e podendo também se beneficiar do consumo da água de coco que é rica em minerais como o Potássio, que auxilia na eliminação dos edemas, já que a gestante retem muito líquido. Mas, sem exagerar, pois a água de coco é rica em glicose.
      Um outro ponto forte da hidratação mas agora sendo de fora para dentro é o uso de òleos corporais com ativos como o de amêndoas e hidratantes específicos para a gestante. Eles auxiliam na umectação da pele, evitando o aparecimento das tão temerosas Estrias. Como a pele estica muito, pode ocorrer um estiramento das fibras de colágenos e com isso o seu surgimento.
         Por mais que você tenha cuidado e mesmo assim aparecer fique calma, pois hoje existe alguns tratamentos para minimiza-las e até eliminá-las, como por exemplo o uso de laser que estimula o colágeno e aplicações de ácido retinoico. Principalmente se as estrias forem vermelhas, que são mais recentes, as chances delas desaparecerem são grandes.

       Outro ponto fundamental é a Nutrição da Gestante, para evitar qualquer transtorno na saúde da mãe e do bebê. O ideal é que a mãe engorde em torno de 11 kg até o final da gestação, para que consiga voltar mais facilmente ao seu peso inicial e ter um filho saudável.

        Algumas dicas:
  • Devemos consumir mais alimentos ricos em cálcio e proteínas, pois estamos formando um novo ser. E, o Cálcio é extremamente importante para a boa formação dos ossos, assim como a Proteína para a formação da placenta, é um alimento construtor, por isso ajuda a formar o Bebê. 
  •  Evitar alimentos com gorduras trans, muito açúcar refinado, alguns edulcorantes (adoçantes), gorduras, como frituras e embutidos que tem alta concentração de Nitrato e Nitrito de sódio que não seguros nem para a Mamãe e nem para o Bebê.
  •   Prefira o consumo de Leite Desnatado enriquecido com vitaminas, que tem maior concentração de Cálcio comparado a um integral, a coalhada também é uma boa fonte de cálcio, assim como os queijos.
  • O Ácido Fólico ajuda na formação do tubo neural do feto (auxíliando na construção do sistema nervoso), essa vitamina é mais encontrada nos vegetais verdes escuros, abacate, suco de laranja, leite, carnes, cereais integrais,..
  •  Alimentos ricos em FIBRAS e PROBIÓTICOS que tem efeito benéfico na flora bacteriana intestinal, e que auxiliam os movimentos peristálticos que na gestação ficam bem lentos.
  • O FERRO também é muito importante na Gestação, para manter longe a anemia. Os melhores alimentos são o de origem Animal como a carne vermelha (magra), onde conseguimos absorver melhor o ferro. Já nos grãos e vegetais verdes escuros, a absorção deste mineral é menor, e precisamos do auxílio da vitamina C para a maior absorção.  Ex. tomar um suco de cajú junto com a sua refeição.
  •  Prefira os carboidratos integrais como arroz integral, macarrão integral, aveia, granola, pão integral, biscoito integral.
  • Aumente seu consumo de frutas e verduras;
  • Prefira sucos naturais à refrigerantes;
  • Aumente o consumo de alimentos com Ômega 3 (azeite, linhaça, peixes gordurosos como o salmão e a sardinha,...) Muitos estudos garentem que diminui o mal colesterol circulante, aumenta o bom e reduz o risco de doenças cardíacas. É essencial para o crescimento cerebral e desenvolvimento dos olhos do feto. Portanto, inclui-lo na alimentação da gestante é extremamente importante.
          Outra dica, é o benefício da Drenagem Linfática na Gestação. Normalmente indicada a partir do terceiro mês, auxilia no retorno venoso, melhorando a circulação, diminuindo o edema e eliminando as toxinas do corpo. Auxiliando a diminuição das celulites que aumentam com o aperecimento dos inchaços.

          Consulte sempre seu médico Obstetra antes de qualquer procedimento!!
       








Nenhum comentário:

Postar um comentário